audiodicas 03
31 de outubro de 2011
audiodicas 04
15 de dezembro de 2011

Outro dia fui conhecer o estúdio de um colega e me surpreendi com a quantidade de coisas instaladas na máquina dele. Claro, jogos, aplicativos de comunicação, besteiras, mas esse não é meu assunto hoje. O que me impressionou foi a quantidade de plugins.Daí eu me lembrei que eu já fiz isso na vida. Houve uma época em que tudo que era novidade eu baixava e instalava, mesmo sem saber direito para que. Aposto que, se você não faz isso, já fez. Com o tempo, eu fui percebendo quais eram os plugins que eu realmente precisava e, algumas formatações depois, já estava com meu pacote de programas definido e compacto – o que, mesmo assim, é bastante coisa!

Você pode precisar de diferentes tipos de compressor para trabalhar diferentes materiais, mas realmente você utiliza todos os plugins que tem instalado na sua máquina. VSTs, RTAs e AUs não pesam tanto de ficar instalados, mas podem ser uma bela perda de tempo encontrar aquele equalizador que você gosta no meio de uma montanha de efeitos inúteis.

Enfim, organize sua imensa coleção de plugins para que fique o útil. Sua mãe tinha razão em pedir que você arrumasse o quarto. Faça o mesmo com seu estúdio!

Paulo Assis
Paulo Assis
Produtor musical, trabalha com captação , mixagem, masterização e consultoria de áudio.

2 Comentários

  1. Paulo Assis disse:

    Olá Sandro
    Não sei te indicar uma lista, eu acredito que vc deva testá-los e escolher… Eu uso pouca coisa na master, Eq, comp e limiter normalmente. Eu uso plugins enquanto gravo, mas nunca gravo direto o sinal processado por eles, para poder voltar atrás quando quiser! Abs!

  2. realmente tenho muitos plugins e me embanano todo com eles. Você poderia dar mais dicas sobre plugins? tipo combinação de plugis para atingir um determainado efeito na voz ou instrumentos. quais plugins usar na master? gravar com plugins processando? esse tipo de dica. parabéns pelo seu blog . abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Português