Eu sumi!
27 de maio de 2008
Post para perguntas de Junho!
3 de junho de 2008

psp

Por causa da dificuldade de passar do universo analógico para a produção digital, muitos engenheiros de som, músicos, técnicos e “amantes do hi-fi” odiaram por muito tempo, e com razão (naquela época…), o som do CD. Os equipamentos mudados, a sonoridade mudou e ninguém sabia o que fazer com os descontentes. Eu gosto bastante daquele som analógico – não do vinil, da fita magnética mesmo. Mas como chegar naquele “calor” sem usar mídias ultrapassadas ou usar o estilete para fazer um copy/paste?

psp big

O PSP VintageWarmer é um compressor que eu descobri há muito tempo em minhas andanças pela internet. Eu odeio aqueles efeitos que as pessoas colocam na cadeia de efeitos “porque alguém falou para por”. Acredito que os plugins têm que fazer diferença, mesmo que sutilmente. Ou então, é bem provável que ele não esteja regulado corretamente.

Além de “fazer a diferença” na cadeia de plugins, ele tem um outro diferencial que, para mim, é ótimo: bons presets. Como eu já disse algumas vezes, bons presets servem de início para a parametragem, eles te indicam por onde começar. E nesse caso são essenciais, pois como o VintageWarmer tem uma abrangência de compressão muito grande, servindo de limiter à multibanda sutil, eles servem para partir do lugar correto, sem se perder em meio a tantos botões.

Não acho que vale a pena eu ficar traduzindo manual por aqui. Você pade baixar a versão demo dele no site oficial, clicando aqui, e dar uma experimentada nele. Vale a pena!

Paulo Assis
Paulo Assis
Produtor musical, trabalha com captação , mixagem, masterização e consultoria de áudio.

5 Comentários

  1. Paulo Assis disse:

    Olá Edson
    Nunca testei o Audio a Tube (nem tinha ouvido falar na verdade). Depois de muita procura em demos e etc, a gente acaba se apegando a alguns plugins, e foca neles – afinal, não importa a quantidade que vc tem, mas se vc sabe utilizar os confiáveis. Eu gosto bastante do PSP VintageWarmer, dê uma testada.
    Se um pré de uma interface esquentasse o áudio ela não seria uma boa interface, pois iria aquecer o som sempre!
    Paulo Assis

  2. Édy disse:

    Paulo, td bem? primeira vez que escrevo pra ti achei teu blog na net e gostei pra caramba, bom vamo ao que interessa…Faz um tempo ja que procuro um plugin que simule o melhor possivel um pré-valvulado, principalmente pra voz.Ja testei alguns e gostei do AAY-Audio a Tube (um dos melhorzinho até agora) tbm ja testei o Tube Saturador (bonzinho), gostaria de saber de vc se o PSP VintageWarmer pode me trazer o que etou procurando?…ah eu gostaria ja de gravar processando com o nuendo eu tenho uma placa de som 1814 da M-AUDIO, ela ja tem um pré mas nao esquenta meu som como eu gostaria só com o pré dela…desde ja agradeço

  3. Paulo Assis disse:

    Olá Profeta
    Ele funciona como um compressor multibanda, então não tem muito segredo… vc pode começar testando os presets, que, como disse no post, são muito bons pontos de partida. Qualquer dúvida específica, escreva!
    Abraço,
    Paulo Assis

  4. Profeta disse:

    Olá Paulo, tranquilo.
    Então, eu gostaria de pedir a vc que me desse uma breve explicada de como se usa o vw, se ñ for muito incomodo, claro.
    Abraço.

  5. Alex Miralhas disse:

    Paulo, blz??
    Conheci esse plugin por causa da sua revista. Gostei muito dele, e sempre o utilizo. Valeu pela dica. Abraços!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Português