Vinil X CD…
12 de março de 2008
Pedra Branca ao vivo
19 de março de 2008

ipod

Quando você está mixando, você pensa em quem vai ouvir sua música? E de que forma?

Às vezes é preciso questionar um pouco as bases de nosso trabalho. Depois de trabalhar feito um louco e juntar dinheiro para comprar finalmente aquele sistema de monitoramento perfeito, para “combinar” com a acústica adequada que demorou anos para construir em seu estúdio, você finalemente pode mixar corretamente, certo? Errado…

Se em um passado não tão distante os discos deviam ser pensados para passar pela distorção e aquecimento de um sistema “hi-fi” de vinil, hoje em dia muitas músicas, principalmente as de bandas independentes que almejam o sucesso, não precisam ser mixadas para um CD.

As mídias estão desaparecendo, dando lugar a myspaces e lastfms da vida. Fora, obviamente, a quantidade incomensurável de downloads ilegais por aí. Essas músicas todas serão consumidas em sistemas específicos, no amplificador de computadores, em fones de ipod ou, no máximo, no som de um carro em um cartão SD.

Se essas músicas serão tocadas nessas mídias, é necessário pensar a mixagem voltada a elas. Daí a necessidade de testar a mix em vários meios. Inclusive – e principalmente – naquele fone horrível do ipod.

Sim, porque apesar de lindo, o fone original do ipod não tem uma resposta muito boa. Então se sua banda de nu-metal pretende abalar estruturas com seus graves demoníacos, é bom saber que quem ouvi-la em um tocador de mp3 portátil provavelmente não vai se abalar tanto se a mixagem não estiver calibrada para isso. Da mesma forma, aquele monte de agudos maravilhosos dos pratos de sua banda de jazz vão para o saco na hora que você comprime a música em um mp3 de baixa qualidade.

Pense nisso antes de enviar sua música pela internet. Seus fãs agradecem!

Paulo Assis
Paulo Assis
Produtor musical, trabalha com captação , mixagem, masterização e consultoria de áudio.

2 Comentários

  1. Paulo Assis disse:

    Esse post teve os comentários travados devido a um robô spam que fica mandando porcaria para cá…
    Paulo Assis

  2. Gabriela Rocha disse:

    Sobre ipods e carros,
    Aqui nos USA os carros estao vindo com uma conexao dentro do porta-luvas para o ipod. Comprei um Jetta da VW em setembro de 2007 e o som e simplesmente perfeito pq vem a qualidade da musica do ipod com o auto-falante monsoon da VW. Ai uma dica para voce passar para a turma do Brasil. Um beijo grande

Português